segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Evolução da Comunicação

 

Fonte: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa

A comunicação humana é um processo complexo. Tem evoluído ao longo dos tempos, trazendo novas formas de comunicar, também elas mais complexas e desafiantes. Apesar desta crescente diversidade, há regras básicas que se mantêm.

Segundo os especialistas calculam, na verdade, que apenas 10% da nossa comunicação passam por palavras que emitimos. Cerca de 30% decorrem de sons e 60% da linguagem corporal.

O homem começou a sentir a necessidade de comunicar desde que começou a viver em sociedade, fosse para alertar sobre alguma coisa ou expressar sua cultura ou sentimentos. Antigamente usavam desenhos nas paredes e gestos indefinidos, mas na transição da Pré-História para a História, apareceu a escrita, normalmente usada para registar e datar acontecimentos. 


 

Em Roma foi onde apareceram os primeiros jornais, inventados por Júlio César, com o intuito de manter os cidadãos informados.

Mas o homem ainda conseguiu inovar o mundo da comunicação com a invenção do rádio, com a sua primeira transmissão datada de 1900, que foi um marco na história, pois ao contrário do jornal, as ondas de rádio tinham um alcance e velocidade muito superior.

   

O passo seguinte foi o surgimento da televisão, em 1924, que era a junção dos componentes gráficos de um jornal, como imagens e figuras, com os componentes de áudio do rádio, a fala, sendo assim possível ver imagens em movimento juntamente com o áudio.

Atingindo assim a era actual que pode ser denominada Era da Tecnologia e Informação.

Esta era é introduzida pela invenção do computador. Antigamente um computador ocupava uma sala inteira. Só em 1971 surgiu o primeiro Micro Computador.

                                                                                              

                                                                                               

Desde então o homem não escondeu o seu desejo de inovar e desenvolveu desde os computadores de torre até aos portáteis.

 Quem fala em comunicação não pode esquecer nunca a Internet que é hoje um dos meios de comunicação mais utilizados em todo o mundo. Mas a Internet nem sempre foi como a conhecemos hoje. Na verdade, foi desenvolvida em 1969, com fins militares e não passava de um sistema de comunicação entre as bases militares dos EUA, dando-se pelo nome de ArpaNet.

Com o fim da Guerra Fria, a ArpaNet tornou-se inútil para fins militares, de modo que resolveram abri-la ao público em 1971. Primeiramente era utilizada por professores universitários para partilharem pensamentos e mensagens. Só por volta de 1990 é que, passando a chamar-se Internet, este sistema foi verdadeiramente reconhecido, tendo evoluído até o que é hoje.

O que antes era apenas um mundo paralelo, tornou-se indispensável e um instrumento utilizado no quotidiano pelas mais diversas razões.

 Fonte: https://sites.google.com/site/ticepinfante/evolucao-da-comunicacao 

Sem comentários:

Enviar um comentário