sexta-feira, 10 de maio de 2019

Edição de Vídeo - Formatos de Vídeo

Edição de Vídeo - Principais Formatos de Vídeo

AVI (Audio Video Interleave)
O ponto forte deste formato está na sua simplicidade, no qual os dados de vídeo e imagem são guardados num único ficheiro, o que faz com que o AVI seja um dos formatos preferidos para utilizadores não profissionais. É compatível com o YouTube. A desvantagem é que alguns programas de reprodução de vídeo podem ter problemas com a reprodução do vídeo, como por exemplo o Windows Media Player.

WMV

É compatível com o Youtube, este formato é o mais rápido na reprodução de vídeos, e mantém a qualidade original do ficheiro num tamanho menor. Por outro lado, não é compatível com outros sistemas operativos, como a Apple e o Linux.

MPEG (Moving Picture Expert Group)

O principal objetivo era definir um modelo de compressão de informações e transmissão de áudio e vídeo, sem perder a qualidade dos ficheiros. Na maioria das vezes, os programas de reprodução de vídeo não suportam este formato, sendo necessário a instalação de um CODEC.

MP4

O formato MP4 é um variável do MPEG. Quando se trata de vídeos gravados ao vivo, ou streamings, é o formato utilizado. Este formato armazena áudio, vídeo, legendas e imagens estáticas, e é compatível com YouTube.
Atualmente, é um dos formatos mais importantes para dispositivos móveis. Não compatível em algumas versões do Windows Media Player.

MKV

Diferente das configurações já citadas, o formato MKV, conhecido também como Matroska, tem a característica própria de estar sempre “aberto” a novas actualizações, desta maneira, o formato não se torna obsoleto.
Este ficheiro armazena diferentes formatos de vídeo e áudio, entre eles o MP3. Sendo assim, é um dos formatos mais promissores. A maior desvantagem é não ser compatível como Windows, Mac e Linux, necessitando de reprodutores de vídeo específicos ou CODECs.

FLV

A Adobe Systems desenvolveu um novo formato, chamado FLV. Na verdade, é uma extensão de um ficheiro, nele estão contidos dados de vídeo e áudio. Os navegadores (browsers), como Google Chrome e Mozilla Firefox, possuem uma ferramenta de compatibilidade com os ficheiros FLV, assim como o YouTube.
Ao tentar abrir um ficheiro com este formato de vídeo no seu computador, poderá ter problemas, necessitando de reprodutores de vídeo específicos ou CODECs.

MOV

A Apple também desenvolveu o seu próprio formato de vídeo: o .MOV. Ele armazena somente faixas de filmes e ficheiros de vídeo, e foi feito na época para rodar especialmente no programa QuickTime, também da Apple.
Mas ele é compatível com o sistema operacional Windows, tendo uma performance perfeita nele. Uma das suas características não atraentes está no fato que ele perde dados nas faixas de vídeo, diminuindo a qualidade do ficheiro original. Porém, é um formato muito inclusivo, sendo compatível com o Youtube, Windows, Mac, IOS e Android.

RMVB

A Real Networks criou um formato que o tamanho do ficheiro é pequeno, mantém a qualidade do original e é fácil utilizar na internet. Permitindo fazer downloads rápidos.
No sistema operativo Windows, não é possível utilizar ficheiros no formato de vídeo RMVB. Sendo necessário reprodutores de vídeo específicos ou CODECs.

3GP

Quando se trata de dispositivos móveis, o formato que facilitou a visualização e download é o 3GP. Desenvolvido pela Third Generation Partnership Project, o 3GP utiliza muito pouca largura de banda (internet/dados móveis) do smarthphone e é rápido para donwnload. No entanto, a qualidade ao ser transferida para esse tipo de formato, é bastante reduzida.


CODEC - são programas que codificam e descodificam ficheiros de mídia (vídeo, imagem e som), favorecendo compactação para armazenagem e descompactação para visualização.



Sem comentários:

Enviar um comentário